Monografias dos Alunos

Monografias de final de curso, desenvolvidas pelos alunos do Programa de Estudos Culturais e Sociais - PECS, disponíveis para consulta na biblioteca da Universidade Candido Mendes para professores e alunos da universidade.

Linha Pesquisa: Economia da Cultura – Prof. José Arnaldo Deutscher

  1. Cadeia Produtiva da Economia do Artesanato
    Orientador: Márcio Schiavo
    Aluna: Claire Santanna Freeman
    Ano: 2010

  2. A Tendência do Mercado de Histórias em Quadrinhos no Brasil.
    Orientadora: Eva Doris Rosental.                                                                           
    Aluno: Pedro de Luna Freire                                                                                             
    Ano: 2009

  3. Financiamento Cultural Internacional: Fonte Alternativa de Captação de Recursos.
    Orientador: Ricardo Falcão.                                                                                         
    Aluno: Laércio Bastos da Costa Reis Filho                                                                    
    Ano: 2008

  4. O Patrocínio Cultural como Ferramenta da Comunicação Integral de uma Empresa.
    Orientadora: Sharon Hess.
    Aluna: Alejandra Zaldivar Romero; Maria Soledad Dominguez Galarza
    Ano: 2008

  5. Patrocínio Cultural - Uma Ferramenta de Comunicação de Sucesso.
    Orientador: Ivan Lee.                                                                                                     
    Alunas: Carla Mullulo & Marcelle Villar Farias                                                             
    Ano: 2006


Linha Pesquisa: Gestão Cultural – Profª. Kátia de Marco

  1. A construção Narrativa nos meio digitais
    Orientador: Walter Romano Curi
    Aluno: Paula Alexandre Schuabb
    Ano: 2010

  2. Marketing Cultural como Estratégia de Mercado.
    Orientador: Ivan Lee.                                                                                                           
    Aluno: Rafael Mello Ferezin                                                                                                 
    Ano: 2009

  3. O Marketing Cultural na Marinha.                                                                     
    Orientador: Ivan Lee.                                                                                                         
    Aluno: Ericsson Castro de Santana                                                                                 
    Ano: 2009

  4. Reflexo Social na Legislação Fiscal: A Influência do Patrocinador no Direcionamento do Projeto Cultural. Orientadora: Kátia de Marco.                                                                                         
    Aluna: Ana Paula Veríssimo e Carla Sammartino                                                   
    Ano:2009

  5. A Questão do Financiamento Cultural.                                                 
    Orientadora: Katia de Marco.                                                                                   
    Aluna: Moema Carneiro Solheid                                                                                    
    Ano: 2008

  6. A Influência da Televisão no Comportamento das Crianças e Adolescentes.
    Orientadora: Katia de Marco.
    Aluna: Zilda Benazio Lenz
    Ano: 2007

  7. O Centro Cultural Banco do Brasil como ferramenta de marketing cultural do conglomerado Banco do Brasil no período de 2000 a 2004.                                                                                                                             
    Orientador: Ivan Lee.                                                                                                             
    Aluno: Fernando Jorge Nunes Quartarone & Lucia Helena Lemme Weiss             
    Ano: 2006

  8. O Desenvolvimento de um Sistema de Informação em uma Produtora Cultural. Uma experiência de Pesquisa-ação da G. L. Produções Culturais.                                                                                          
    Orientador: Lamounier Villela.
    Aluno: Pablo Leib Castelar
    Ano: 2005


Linha de Pesquisa: Política Cultural – Profª. Lia Calabre

  1. Gestão da Cooperação Cultural Internacional: Uma aproximação. Um plano estratégico de Gestão das Representações diplomáticas do México no Brasil
    Orientador: Lia Calabre                                                                                              

    Aluno: Paula  Linares Cruz
    Ano: 2010

  2. Políticas Públicas de Cultura e o Campo das Culturas Populares no Brasil: Uma Abordagem de Experiências do Governo Lula de 2003 a 2006.                                                                                                                             
    Orientador: Lia Calabre.                                                                                                     
    Aluno: Joana Ramalho Ortigão                                                                                                                  
    Ano: 2009

  3. O Direito Autoral e a Difusão da Cultura.                                                       
    Orientador: Antônio Cabral.                                                                                                 
    Aluna: Maria do Rosário Moreira da Gama Malcher                                                                    
    Ano: 2008

  4. Cultura como Forma de Inclusão Social dos Jovens de baixa renda: o caso da ONG Spetaculu.
    Orientador: Eva Doris.                                                                                                         
    Aluno: Maria Claudia Moreira Zettel & Luciana Rigon                                                  
    Ano: 2005

  5. Onde nasceu o samba? Este canto das três raças.                                         
    Orientador: Jair Martins de Miranda.                                                                                  
    Aluna: Rosangele Vieira Bezerra                                                                                                  
    Ano: 2005


Linha de Pesquisa: Produção Executiva em Ações Culturais – Prof. Carlos Frederico Barros

  1. Impacto do Festival do Vale do Café no Turismo Cultural da Região Médio Paraíba. Estudo de Caso: Valença – RJ.
    Orientador: Eva Doris Rosental.                                                                                       
    Aluno: Gisela Machado de Carvalho                                                                                  
    Ano: 2007

  2. Palco Giratório: Uma Difusão Caleidoscópica das Artes Cênicas.
    Orientador: Fabio Ferreira.                                                                                             
    Aluno: Sidnei Moreira Cruz                                                                                                
     Ano: 2007

  3. Breve Estudo sobre Alternativas de Ações de Marketing Cultural na Gravadora Som Livre.
    Orientador: Ivan Lee.                                                                                                           
    Aluna: Daniele Dias de Lima                                                                                                   
    Ano: 2005

Linha de Pesquisa – Vinho e Cultura - Deise Novakoski

  1. Novo Mundo vinícola: história desenvolvimento tecnológico e atualidades
    Orientador: Edgar Kawasaki
    Aluno: Dulcinéia Fagundes Massi e Elizabeth Ferreira Cascão
    Ano: 2010

  2. Vinho no mundo Romano
    Orientador: Prof.ª Marina Cavicchioli
    Autor: Gerson Lodi Ribeiro
    Ano: 2010
  1. Tomai Todos e Bebei: Este é o Meu Sangue
    Orientador: Fernando César Barros da Gama
    Aluno:Fernando